Cinebooks #2

Finalmente volto com mais um post da coluna Cinebooks. Analisando o post anterior (confira aqui) percebi que não era justamente a proposta da coluna e a partir desta, Cinebooks seguira uma nova forma, mais interessante.
A escolha foi As Crônicas de Nárnia, que é a minha leitura atual. Entretanto irei abranger todos os filmes e livros.

As Crônicas de Narnia - C.S. Lewis

Volume Único
Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa", escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como "As crônicas de Nárnia". Nos últimos cinquenta anos, "As crônicas de Nárnia" transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Casa um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração da artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinqüenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez. 

Os Sete Contos:

O Sobrinho do Mago:
A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.


O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa:
"Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado", sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Suzana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu.

O Cavalo e seu Menino:
Ao saber que não era filho de Arsheesh, o pescador, o jovem Shasta decide fugir da cruel Calormânia. Na companhia do cavalo falante Bri, ele parte em direção ao Norte rumo a Nárnia, onde o ar é fresco e reina a liberdade. Em sua jornada pelo deserto árido, Shasta tenta imaginar o que estará esperando por ele adiante. Tudo parece tão vasto, desconhecido, solitário... e livre.
Príncipe Caspian:
Tempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Cáspian, herdeiro legítimo do trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia. Soprando sua trompa mágica, ele convoca Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa.



A Viagem do Peregrino da Alvorada:
Lúcia e Edmundo, com seu odioso primo Eustáquio a tiracolo, embarcam numa incrível viagem de aventuras e descobertas, a bordo do imponente navio Peregrino da Alvorada. Rumo às Ilhas Solitárias, em busca dos sete amigos desaparecidos do pai do rei Cáspian, eles encontram um dragão, uma serpente do mar, um bando de criaturas invisíveis, um mágico e o próprio Aslam, o Grande Leão, que os presenteia com uma promessa muito especial.



A Cadeira de Prata:
"Como se chega até lá?", perguntou Jill, tentando encontrar um jeito qualquer de fugir daquela escola horrível. "Do único modo possível", sussurrou Eustáquio, "por magia". Então deram-se as mãos e, concentrando toda a sua força de vontade para que algo acontecesse, viram-se de repente à beira de um alto precipício, muito acima das nuvens, na terra encantada de Nárnia. Assustada e confusa, Jill fica horrorizada ao ver Eustáquio perder o equilíbrio e cair. Imediatamente, porém, ela sente ao seu lado uma presença calorosa. Era o Leão.


A Última Batalha:
À luz de uma enorme fogueira crepitante, a última batalha de Nárnia está prestes a acontecer. O rei Tirian, ajudado corajosamente por Jill e Eustáquio, terá de enfrentar os cruéis calormanos, num combate que decidirá, finalmente, a luta entre as forças do bem e do mal. Mas, com tantas dúvidas e confusão ao redor, conseguirá o rei Tirian manter-se firme na hora mais negra de Nárnia?






Existem duas ordens dos contos, sendo elas:
Ordem de PublicaçãoOrdem Cronológica
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (1950)O Sobrinho do Mago
Príncipe Caspian (1951)O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952)O Cavalo e seu Menino
A Cadeira de Prata (1953)Príncipe Caspian
O Cavalo e seu Menino (1954)A Viagem do Peregrino da Alvorada
O Sobrinho do Mago (1955)A Cadeira de Prata
A Última Batalha (1956)A Última Batalha
A aqueles que preferem a ordem de publicação alegando que irão explorar o universo de Nárnia na mesma ordem em que ele foi imaginado pelo autor. No volume único o livro segue a ordem Cronológica, e é nesta forma que eu estou lendo. 

Filmes:

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa:
A aventura começa durante a Segunda Guerra Mundial, quando Peter, Lucy, Edmund e Susan são obrigados a sair de Londres e a instalar-se numa pequena cidade em Inglaterra, na casa de um professor solteirão. Enquanto exploram a mansão, Lucy descobre uma passagem secreta muito especial no guarda-fatos do velho professor, que dá acesso a um misterioso mundo.
Ficha Técnica:
Título Original: The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe.
Origem: Estados Unidos, 2005.
Direção: 
Andrew Adamson.
Roteiro: 
Ann Peacock, Andrew Adamson, Christopher Markus e Stephen McFeely, baseado em livro de C.S. Lewis.
Produção: 
Mark Johnson.


 As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian:
Tempos depois, Nárnia precisa novamente da ajuda dos irmãos Pevensie contra a dominação dos telmarinos, que baniram os animais falantes e as criaturas mitológicas. Eles são invocados pela trompa mágica de Susana e, ironicamente, Caspian, legítimo herdeiro desse povo, clama pelos reis em nome da antiga magia de Nárnia.
Ficha Técnica:
Título Original: The Chronicles Of Narnia - Prince Caspian.
Origem: Inglaterra / Estados Unidos, 2008.
Direção: 
Andrew Adamson.
Roteiro: Andrew Adamson, Christopher Markus e Stephen McFeely, baseado em livro de C. S. Lewis.
Produção: 
Andrew Adamson, Mark Johnson, Perry Moore e Philip Steuer. 

As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada:
Lucy e Edmund Pevensie voltam a Nárnia com seu primo Eustáquio, onde reúnem-se com o Príncipe Caspian para uma viagem através do mar, a bordo do navio O Peregrino da Alvorada. Ao longo do caminho eles encontram dragões, anões, Tritão e um grupo de guerreiros perdidos antes de chegar ao fim do mundo.
Ficha Técnica:
Título Original: The Chronicles of Narnia - The Voyage of the Dawn Treader.
Origem: Inglaterra, 2010.
Direção: Michael Apted.
Roteiro: Christopher Markus, Stephen McFeely e Michael Petroni, baseado em livro de C. S. Lewis.
Produção: Andrew Adanson, Mark Johnson e Philip Steuer.

Eu não posso fazer uma comparação adequada pois, primeiramente estou lendo os livros agora. Mas já assisti todos os filmes, e são muito bons, eu adoro. Os livros estão me ganhando aos poucos. Ainda estou no terceiro conto: O Cavalo e seu Menino, mas o que eu já li são ótimos, a forma que Lewis escreve é magnifica.
Pensei em colocar umas imagens dos filmes, mas o post já esta imenso! Haha
Bom, é isso, espero sinceramente que tenham gostado e por favor comentem e me faça feliz. Quase ninguém mais comenta :/ 
Um Grande Beijo e Bom Feriado!



FONTES: 


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Eu adoro os filmes de Nárnia, é uma ótima produção.
    Mais ainda não li os livros, é uma pena. Mas caramba não imaginava que tinha tantos livros. kkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Juju!
    Tbm adoro os filmes. E não imaginava que seria 7 livros, porem são livros pequenos, de cerca de 100 páginas cada.

    Bjs

    ResponderExcluir