Meme Literário de Um Mês 2012 - Dia 19


Dia 19 – O que você acha da elitização da literatura? 
Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?

Nossa quantas perguntas. Haha. Primeira pergunta do meme que eu realmente não sei o que responder. Bom, sinceramente eu acho que o primeira passo é ler, creio que "o que você vai ler" vá mudando com o tempo, acho meio difícil uma pessoa ficar viciada em leitura começando somente pelos clássicos, até porque muitos tem uma linguagem mais difícil, pesada. Confesso! Não sou uma pessoa que lê muitos clássicos, mas estou procurando mudar isso, é interessante analisar os clássicos com outros olhos. 
Agora esta pergunta: "1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos?" Creio que não precisa radicalizar assim, entretanto já li muuuiitos livros de banca porem nenhum deles não constam na minha lista de lidos no skoob. Haha
Acho que gosto não se discute, se eu gosto de ler chick-lit por exemplo e outros gostam de terror não quer dizer que fulano esteja mais "certo" que eu, que fulano seja mais inteligente. Eu gosto disso e ele daquilo e ponto final! A literatura "para a massa" pode ser interpretada de diversas maneiras, e acho que não cabe a ninguém vangloria-la ou menospreza-la, o importante é ler! Afinal (#momentoexasperação) poderíamos estar matando, roubando, drogando-se mas não, estamos lendo! Haha
Preconceito literário? Creio que não (ou talvez sim), há muitos gêneros que ainda não li, mas somente por um motivo: falta de oportunidade de te-lo em mãos. 

Confira as perguntas anteriores: Aqui !
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário