Resenha: Paperboy

Autor(a): Pete Dexter
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 336
Avaliação: ☆ ☆ ☆ 


Não existem homens íntegros

Hillary Van Wetter foi preso pelo homicídio de um xerife sem escrúpulos e está, agora, aguardando no corredor da morte. Enquanto espera pela sentença final, Van Wetter recebe cartas da atraente Charlotte Bless, que está determinada a libertá-lo para que eles possam se casar. Bless tentará provar a inocência de Wetter conquistando o apoio de dois repórteres investigativos de um jornal de Miami: o ambicioso Yardley Acheman e o ingênuo e obsessivo Ward James.As provas contra Wetter são inconsistentes e os escritores estão confiantes de que, se conseguirem expor Wetter como vítima de uma justiça caipira e racista, sua história será aclamada no mundo jornalístico. No entanto, histórias mal contadas e fatos falsificados levarão Jack James, o irmão mais novo de Ward, a fazer uma investigação por conta própria. Uma investigação que dará conta de um mundo que se sustenta sobre mentiras e segredos torpes.
Best-seller do The New York Times, Paperboy é um romance gótico sobre a vida aparentemente sossegada das cidades do interior. Um thriller tenso até a última linha, que fala de corrupção e violência, mas que, ao mesmo tempo, promove uma lição de ética.
Minha Opinião:

  Paperboy é um livro genuinamente diferente, possuindo personagens intensos e intrigantes, não possui um ponto de ápice ou tensão, mas nos conta a rotina de dois jornalistas famosos e um rapaz que esta no meio de tudo isso, por coincidência.
   Jack James é o rapaz de dezenove anos que acaba de ser expulso da faculdade, e como consequência passa a trabalhar como motorista de entrega de jornais do Jornal de seu pai. Sua rotina tranquila de cidade do interior se rompe quando seu irmão Ward volta à cidade natal junto com o colega Yardley. Juntos eles procuram desvendar um crime que apesar de ter condenado um homem a morte (mas que ainda espera pelo momento final), parece estar longe de ser totalmente desvendada.
   Jack é o narrador da história, e acho que o toque especial do livro se deu a este fato pois, ele não esta ligado na história diretamente, mas ao mesmo tempo ele esta no meio de tudo e possui uma visão ampla que junto com seus devaneios tornam a leitura interessante. Ele é o típico cara que esta entrando na fase adulta e possui uma queda por mulheres mais velhas, é diferente observar seus devaneios acerca das mulheres. Falando em mulheres, à uma personagem muito presente no livro; Charllote é a responsável por instigar a dupla de repórteres a desmistificar o crime na cidadezinha.

   Hillary Van Wetter foi preso acusado de matar o xerife do condado de Moat. O xerife  Thurmond Call matou dezessete pessoas, dezesseis destes eram negros e foi a morte numero dezessete que possivelmente causou sua morte, um branco que era primo Hillary. A família Van Wetter é a típica família violenta que todos parecem temer. Um grupo de baderneiros sem escrúpulos que não se importam em matar quando lhe for conveniente. E apesar da fama, seria Hillary inocente de matar o xerife?
   Charllote a jovem quarentona exótica e sedutora, uma mulher muito preocupada com a aparência, mas que possui uma estranha atração por assassinos, especialmente aqueles que estão no corredor da morte. E foi culpa desta atração que ela começou a se corresponder com Hillary e mesmo sem se conhecerem, estão noivos. Ela parte junto com os jornalistas  e Jack em busca de descobrir todos os detalhes da noite que aconteceu a morte do Xerife. Pois ela acredita veemente que Hillary é inocente.
   Ward o irmão de Jack é um personagem curioso. Um excelente jornalista, sempre atrás de conhecer todos os fatos de uma história, independente do que isto possa lhe custar. Um cara de vinte e nove anos, com uma carreira promissora e dono de uma paciência impecável. Seu colega Yardley é seu oposto, um cara temperamental que não esta interessado nos fatos em si, mas no seu artigo final e procura tirar proveito de tudo o máximo possível. Muito convencido, foi o personagem que mais me desagradou.
   A criação dos personagens de Paperboy são um espetáculo a parte, cada um com suas ínfimas características, mas todos com sua importância em si. Até os personagens secundários foram muito bem desenvolvidos, não vou citar um por um, mas todos ficaram bem claros, vividos.
   O livro é uma narração da vida nas cidades do interior, e que apesar de aparentemente sossegada ainda assim é corrompida por violência, corrupção e preconceitos. Não posso deixar de citar um detalhe importante; a história se passa no ano de 1969, e a data da morte do Xerife é 1965. Ahh a história possui um linguagem mais descarada, adulta, eu gostei.
   O livro já foi adaptado para o cinema e conta com Nicole Kidman e Zac Efron no elenco, o mesmo já foi estreado nos Estados Unidos e para o Brasil a data de estreia prevista é para este mês. Confesso que estou bem curiosa para assistir o filme e conferir como tudo ficou na telona, espero curtir.
   Não sabia o que esperar de Paperboy, mas me surpreendi. Creio que não seja todo mundo que irá curtir a leitura, mas eu indico para quem procura uma história mais profunda, com fatos a ser desvendados, mas além de descobrir um passado, vemos também o descobrimento de cada personagem, e percebemos que; Não Existe Homens Íntegros.

Não costumo me estender tanto em uma resenha, mas foi impossível parar de escrever quando as coisas começaram a fluir. Tive dificuldade em começa-lá mais quando comecei, a resenha seguiu e seguiu, e acredite me obriguei a parar de escrever senão iria falar e falar cada vez mais. Haha
Bjs ^^

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. É ainda bem que eu nem cheguei a comprar este livro... não faz meu tipo mesmo. Mas sua resenha ficou ótima Gih!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito da resenha, o q me surpreendeu já q não gostei tanto assim da capa e sinopse!
    Fiquei surpresa com a história e interessada, espero lê-lo em breve!!

    ResponderExcluir
  3. Eu to muito animada pra ler...a capa é linda! Acredito que eu vá curtir bastante =D

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  4. O1, Gih... apesar da resenha um pouco extensa, vc não contou mto do livro, o que é bom... gostei da sinopse e do enredo em sim, só espero que estes detalhes da vida de interior não tornem a leitura cansativa, só não gostei da capa e se fosse por ela eu não leria.

    Bjns

    Val
    http://mensagensreflexoesemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parece um livro bom pela sua descrição, mas por algum motivo que não consigo definir o enredo não me atrai. Acho que vou assistir ao filme, talvez assim eu mude de ideia.

    ResponderExcluir
  6. Este livro tem dado o que falar, não é mesmo?! Um romance gótico é novidade pra mim. Baixei o filme mas ainda não tive oportunidade de ver, e creio que vá querer ler o livro primeiro, mas estou meio atarefada para isso agora. Gostei de não ter spoilers na resenha, o que a fez melhor ainda! Bem legal! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Se empolgou na resenha Gih! Sinal de que o livro é bom mesmo! Já tinha lido a sinopse e depois da sua resenha, me interessei mais ainda.

    ResponderExcluir
  8. O livro não faz meu tipo, sinceramente eu não leria de forma alguma.
    Procuro uma coisa mais descontraída, e apesar de todos os comentários não quero ler!

    ResponderExcluir
  9. Se empolgou na resenha, é?
    Nem achei tao grande assim.. rs

    Eu ainda nao to convencida se irei ler..
    acho msm q vou ver o filme primeiro...
    =/
    mas msm assim parece ser interessante!!

    bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  10. Olá Gíh!
    Primeira resenha que leio do livro, assim que a editora lançou não dei muita ideia. Mas como eu gosto desse estilo de leitura fiquei interessada, adoro histórias rodeadas de mistérios! Espero poder ler em breve!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir