Resenha: Jardim de Inverno

Autor(a): Kristin Hannah
Editora:  Novo Conceito
Número de páginas: 416
Avaliação: ☆ ☆ ☆ ☆ 


Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são. “Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento.” – Publishers Weekly A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes — uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser.

Minha Opinião:

 Meredith e Nina são irmãs completamente diferentes, com 40 e 37 anos respectivamente, podemos observar como o caminho de duas mulheres podem-se tomar tão distintos. Neste meio esta Anya – a mamãe – uma mulher com 80 anos incrivelmente fria. Durante toda a vida das filhas não houve um momento sequer de afeto. Está falta de amor materno determinou quem Meredith e Nina se tornaram como adultas.
   Meredith se esforça ao máximo para ser o total oposto da mãe. É uma esposa dedicada, mãe apaixonada por suas duas filhas, mulher de negocio, esta sempre ativa, tenta o todo custo fazer tudo para deixar todos satisfeitos. Entretanto, neste processo ela se esquece de si mesma, não sabe sequer quando ela pensou em si própria, quando foi que colocou suas vontades na frente de tudo. O marido Jeff, já esta cansado desta pessoa que Meredith se tornou, e consequentemente, estão sofrendo de problemas conjugais.
   Nina é a jovem mulher moderna, uma fotojornalista famosa que viaja pelo mundo, literalmente ama o que faz, e não pensa em criar raízes em nenhum lugar. Como companhia ela tem Danny o namorado irlandês charmoso, mas seu medo de compromissos esta deixando sua relação com Danny na corda bamba.
   A morte do amoroso pai coloca estas três mulheres tão distintas frente –a – frente, uma promessa no leito de morte do Pai, promete tornar este relacionamento mãe e filhas possível. Mas seria possível que um simples “Conto de Fadas” tivesse este poder? O Conto de Fadas é o único momento em que Anya se torna mais “humana”, com sua voz mágica, mesmo relutante, ela passa a narrar à história da “Camponesa e o Príncipe”. Um conto que logo deixa de ser algo leve e florido para tornar-se uma história de sofrimento, desespero e desesperança, um drama real.

   Jardim de Inverno não é uma leitura rápida, e no inicio há inúmeros motivos para não simpatizarmos com as personagens principais. A carga que cada uma carrega é pesada demais. Mas foi na introdução do “Conto de Fadas” – a história dentro desta história – que as coisas se tornam mais interessantes. Passamos a imaginar inúmeros detalhes, tentando adivinhar, ligar os pontos, mas devo dizer que errei em muitos, a história me surpreendeu.
J   á li dois livros neste mesmo estilo de Jardim de Inverno, foi “As Violetas de Março” e “A Casa das Orquideas” ambos da Novo Conceito. Nestes livros encontrei; muito sofrimento, não aceitação, autodescobrimento, o inicio de uma nova fase. Não é meu gênero preferido de livro, mas é um estilo que nos “engrandece”, nos faz pensar.
   Neste livro uma das coisas que me chamou a atenção, foi à descrição dos sofrimentos. É muito real, li diversas partes com lagrimas nos olhos e digo mais, os relatos, li todos com um nó na garganta, não imaginando o sofrimento, em como um ser humano pode suportar tanta coisa. É transformador!
   O final foi épico! E os momentos finais, as últimas páginas foram decisivas para eu entender tudo, sentir exatamente o que eu achei desta leitura. Eu gostei do livro, a leitura só se arrastou um pouco do inicio ao meio, mas o final faz valer a pena. ;)


Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Nossa! Fiquei besta aqui! Que resenha heim Gih!!! Adorei!!!

    Quero muito ler este livro, gosto muito deste tipo de leitura!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Estou doida para ler este livro. Realmente, todo mundo diz que não é de fácil "digestão". O sofrimento, tão bem descrito, a humanização, etc, são pontos altíssimos ao meu ver. E, aparentemente, a história se desenvolve bem e termina de forme bastante surpreendente. Então, deve valer a pena!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Eu adoro a capa deste livro, é linda!
    Tenho muita curiosidade em ler, parece ser uma história forte e bonita, gostei.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha, fiquei curiosa, acho que vai demorar um tanto até eu sair da minha zona de conforto e ler livros que eu quero mas tenho dúvidas. Vou colocar ele nessa lista, quando eu tiver coragem eu pego pra ler.

    ResponderExcluir
  5. Eu li o livro e amei. Entendo o que você diz sobre a carga da personagem ser pesada e realmente é, mas foi isso que me prendeu ao livro eu o li em 2 dias kk. Mas isso são gostos eu particularmente amei.

    ResponderExcluir
  6. Que bom que no final você acabou gostando. Como eu adorei A casa das Orquídeas acho que vou gostar desse também, não vejo a hora de lê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Gíh!
    Tenho vontade de ler esse livro, mas ultimamente estou correndo de livros assim! Estou na fase de livros pra cima, mas esse livro parece nos fazer refletir, adoro livros quando o personagens vão se redescobrindo! Que bom que o final foi bom, isso dá uma motivação!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. OI Gih..... este é exatamente o tipo de livro que eiu mais gosto, de inicio achava que seia mais para uma historia de amor meio agua com açucar, mas qdo li a sinopse soube que realmente precisava ler este livro. So de ler sua resenha da pra imaginar quao grandes foram os sentimentos q despertaram em vc, e fico realmente muito feliz por vc ter gostado do livro

    É isso ai...
    T+
    quando puder vai la no blg tem uns posts novos la =)
    http://mensagensreflexoesemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gosto desse estilo literário.
    Um bom drama, é uma leitura enriquecedora e emocionante.

    Bj!

    ResponderExcluir